sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Projeto leva esporte, lazer e cultura para crianças e jovens de Rondônia

Projeto atende 150 beneficiados entre 10 e 18 anos (Foto: Divulgação)

A iniciativa, apoiada pelo Criança Esperança, conta com 150 beneficiados do município de Guajará-mirim; jovens têm acesso a cursos profissionalizantes.
 
 Tamires Nunes é uma menina de 13 anos que frequenta o Centro Despertar da Criança e do Adolescente, em Guajará-mirim, Rondônia. Graças ao projeto Brincando e Aprendendo com dinâmicas interativas, apoiado pelo Criança Esperança em 2015, ela tem acesso à cultura, esporte e lazer.

– Eu estou aprendendo várias coisas novas, como dança, forró e axé. Conforme eu fui aprendendo, fui me desenvolvendo. Quando eu crescer quero ser professora de português. Quem me inspirou foi a professora Camila, que dá aulas de artesanato no Despertar – conta.

Camila também já foi aluna do Despertar, fez cursos profissionalizantes e agora é funcionária do espaço. É o que conta a coordenadora do projeto, Aparecida de Fátima, mais conhecida como irmã Fátima.

– Aqui no Despertar nós temos atividades todos os dias da semana, mas esse projeto especificamente funciona aos sábados. Realizamos aulas de capoeira, dança, teatro e cinema, em esquema de rodízio. Além de recreação com jogos e brincadeiras. Todas as turmas têm que passar pelas mesmas atividades, que unem teoria e prática. Então, nas aulas de cinema, por exemplo, eles assistem um filme e depois montam um teatro para apresentar em escolas ou igrejas da região. Para os jovens a partir de 15 anos, oferecemos cursos profissionalizantes – explica a coordenadora.

Alunos aproveitam a aula de dança do Despertar
(Foto: Divulgação)

Paulina Gomes, de 10 anos, é uma das crianças atendidas pelo Despertar. Ela diz que nunca teve acesso a nenhuma das atividades que faz hoje antes de frequentar a instituição.
– Eu participo de várias atividades, mas a que eu mais gosto é o teatro. Se eu não viesse pra cá, iria estar em casa sem fazer nada. Quando eu crescer quero ser enfermeira para poder cuidar de várias pessoas – conta.

O projeto oferece a 150 crianças e jovens, de 10 a 18 anos, o acesso ao esporte, ao lazer, à cultura e à profissionalização. A irmã Fátima conta como o apoio do Criança Esperança foi importante nesse processo de crescimento do Despertar.

– A primeira vez que fomos apoiados pelo Criança Esperança foi em 2008. Com isso, conseguimos ampliar nosso atendimento, oferecendo mais cursos. Sem essa ajuda, não conseguiríamos dar tanto apoio para as crianças – conclui.


Sobre o Criança Esperança

Há 30 anos o Criança Esperança cria oportunidades de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens. Este ano são apoiados 101 projetos em todas regiões do Brasil, além dos quatro Espaços Criança Esperança, localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco – beneficiando, diretamente, cerca de 32 mil crianças.

É possível fazer doações durante o ano inteiro, em qualquer casa lotérica do país, ou ainda, pelo site do Criança Esperança (www.criancaesperanca.com.br).

Os recursos arrecadados são depositados diretamente na conta da Unesco, que é responsável pela seleção de projetos, por meio de edital público, realizada anualmente. Após a seleção, a Unesco monitora e faz o acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.

O Criança Esperança é uma campanha da Globo com a Unesco em parceria com milhões de brasileiros.