INSTITUCIONAL

CENTRO DESPERTAR DA CRIANÇA E DOADOLESCENTE 
DIOCESE DE GUAJARÁ -MIRIM /RO



MISSÃO:

Proporcionar um espaço de formação, visando o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, por meio de ações e medidas que promovam a cidadania, o profissionalismo, defesa da vida e da justiça.


O QUE É O CENTRO DESPERTAR?

É uma Entidade Social Civil de Utilidade Pública Federal pelo Ministério da Justica, pertencente à Diocese de Guajará-Mirim/RO. Fundada em 01/02/1991, pelo Padre João Font, Missionário Clarentiano da Catalunia, juntamente com um grupo da Pastoral da Juventude da Igreja Católica.

OBJETIVO:

Oferecer às crianças, adolescentes e jovens economicamente carentes a oportunidade de aprender uma profissão para o seu futuro, mudar suas expectativas de trabalho. Nossa finalidade é complementar a educação recebida na escola, através de atividades sócio-educativas e profissionais para as crianças, adolescentes e jovens. Com a equipe de educadores e o apoio de parcerias reconhecidas a nível federal, objetivamos preparar os adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e para a vida.


IMPORTÂNCIA DO CENTRO DESPERTAR PARA GUAJARÁ-MIRIM.

Tem uma importância fundamental, pois, atende diariamente às crianças pobres, de risco social, de famílias desestruturadas, com renda mensal abaixo de um salário mínimo, reconstruindo-os e inserindo-os na sociedade através do mercado de trabalho. As crianças e adolescentes de até 15 anos, estudam regularmente em colégios municipais e estaduais além de fazerem cursos artesanais aqui no Centro Despertar, os jovens acima de 16 anos, estudam em colégios estaduais e em turnos diferentes fazem cursos profissionalizantes aqui no Centro, além de trabalhar nas empresas locais, como menor aprendiz. O Centro profissionaliza adolescentes e jovens, bem como qualifica a comunidade em geral para desenvolver melhor suas atribuições funcionais. O Despertar acolhe também jovens e, adolescentes em conflito com a lei, dando-lhes a oportunidade de se reeducarem e construir uma nova história sociedade.


AS FORMAS DE ATUAÇÃO DAS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS NAS SEGUINTES OFICINAS:



OFICINAS SEMI-PROFISSIONALIZANTES:

OCUPACIONAL - (08 anos)

Ocupacional é um curso desenvolvido para despertar a sensibilização, compromisso e responsabilidades da criança, bem como, reforçar o conhecimento adquirido na escola regular e aperfeiçoar o desenvolvimento físico e motor das crianças.






ARTESANATO I - (9 e 10 anos); 

ARTESANATO II - (11 e 12 anos);

ARTESANATO III - (13 e 14 anos).
Artesanato é uma atividade que exercita e estimula o adolescente no desenvolvimento da capacidade psíquica motora, favorecendo que a mesma, desenvolva através de cursos de terapias ocupacionais sua criatividade, bem como, as suas habilidades manuais, além de contribuir de forma significativa no gosto pela arte. O objetivo dessas oficinas é levar o aluno a ter o gosto pela arte, através do artesanato e capacitar adolescentes em técnicas artesanais para desenvolvimento do senso do trabalho.


HORTICULTURA - ( 14 a 16 anos)

No treinamento de horticultura, os alunos aprendem a instalar e confeccionar canteiros além de cultivar hortaliças. Temos como objetivo ensinar os alunos para a implantação, condução e manutenção de uma horta doméstica, obter conhecimentos sobre hortas comerciais, industriais e cultivo de jardins, além de ensinar a preparar adubos naturais.


OFICINAS PROFISSIONALIZANTES - (15 a 19 anos)

O Centro Despertar em parceria com o SENAI, oferece 7 cursos profissionalizantes:


CONFECÇÃO DE ROUPAS
Trabalha em conformidade com normas técnicas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança, de saúde e higiene, de preservação do meio ambiente. Trabalha individualmente e em equipe, respeitando a ética profissional.



MARCENARIA

Os alunos aprendem a desenhar, elaborar projetos e interpretá-los, trabalhar com máquinas industriais, usinagem, confeccionar móveis, etc. Planeja o trabalho interpretando projetos, desenhos e especificações, esboçando o produto conforme solicitado., Confecciona e restaura produtos de madeira e derivados (produção em série ou sob medida).


ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Este Curso proporciona ao aluno o aprendizado de como executar as atividades de controle de documentos e atendimento a clientes e fornecedores, controlar estoque de material e patrimônio e apoiar nas atividades de gestão de pessoas, de processos, como também em atividades de gestão administrativo-financeira, entre outros. O curso prepara o jovem para trabalhar em gestão de empresas.




MECÂNICA DE MOTOCICLETAS

Este curso capacita o aprendiz a realizar manutenção geral em motocicletas. Elabora planos de manutenção, realiza manutenção de motores, sistemas e portes de veículos. Substitui peças, repara e testa desempenho de componentes e sistemas de veículos.




ELETRICIDADE PREDIAL

Os alunos trabalham com a baixa tensão e aprendem a fazer instalações elétricas em residência. Executa serviços elétricos, instalação de distribuição em baixa tensão. Monta e repara instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços.


SERIGRAFIA

Realiza trabalhos de impressão de desenhos em camisetas, confecção de letras em isopor, faixas, etc. Planeja e desenvolve lay-outs, prepara as artes finais através de processo manual e computadorizado, identifica os materiais adequados para confecção de matrizes.




ATIVIDADES E DISCIPLINAS COMPLEMENTARES

Lanche Reforçado
Esporte e lazer
Digitação e Informática
Cidadania